[Resenha/Crítica]: Aliados

Quando vi pela primeira vez o trailer de Aliados fiquei bastante animado com as possibilidades que a ideia principal da película poderia suscitar em sua trama. Além disso, os nomes envolvidos – Pitt, Cotillard e Zemeckis – juntamente com da polêmica envolvendo a sua produção (já que especula-se que um romance entre Pitt e Cotillard foi responsável pelo termino do casamento do rapaz) me intrigavam bastante. Infelizmente esse entusiasmo foi se esvaindo ao longo dos 120 minutos de projeção, Aliados tem potencial, mas a execução fica aquém do impacto que realmente causou a este espectador.

Em Aliados, os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) se apaixonam durante uma missão no Marrocos para eliminar um embaixador nazista. Os dois se casam, mas anos depois Max é informado que passa sua esposa tem conexão com os alemães e seria na verdade uma espiã. Ele se vê então angustiado e vai dar início a uma investigação sobre o passado de Marianne para provar a sua inocência.

O primeiro ato do longa se desenvolve em Marrocos, quando Max e Marianne se conhecem e constroem a sua relações como espiões e amantes. Nesse incio o longa mostra-se promissor, elucidando a rotina de ambos como espiões mas peca por não consegui transpor paixão no olhar e nas ações de seus protagonistas; falta química entre os atores.

O segundo ato da trama se desenvolve em Londres quando Max e Marianne se estabelecem como casal que vivem a vida de marido e mulher na cidade que está sob constante ataque dos nazistas. Nesse ponto a projeção foca ainda mais em Max, sua rotina e seu olhar para o mundo que o cerca. As questões suscitadas sobre suas escolhas pessoais se tornam mais distantes e a imersão dentro de sua vida profissional é bem superficial.

O desfecho do filme tem momentos mais angustiantes para o espectador quando Max busca a verdade sobre a sua esposa e questiona que tipo de escolhas fará pela mulher que ama ou sua pátria. Infelizmente o impacto dessa sequencia final não é tão sentido porque falta química entre os protagonistas, além disso a relação do casal foi pouco desenvolvida do segundo ato em diante fazendo com que o espectador não sinta vontade de proteger a relação amorosa desse casal.

Aliados termina não entregando a carga de drama necessária para tocar o espectador, as relações entre Max seus colegas e a sua própria esposa não se desenvolvem a ponto de se criar um conflito de escolhas para aqueles que assistem a sua projeção. Falta tempo de tela e também argumentos no roteiro para que os dilemas suscitados realmente façam sentido. No final das contas Aliados termina sendo um filme genérico sobre guerra e espionagem que não marcará a filmografia de nenhuma dos envolvidos além de não deixar lembranças na memória afetiva dos que forem conferi-lo nos cinemas.

Nota do CD:

[Rating:2/5]

Sinopse:
Os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) se apaixonam durante uma missão no Marrocos para eliminar um embaixador nazista. Os dois se casam, mas anos depois Max é informado que passa sua esposa tem conexão com os alemães e seria na verdade uma espiã. Ele se vê então angustiado e vai dar início a uma investigação sobre o passado de Marianne para provar a sua inocência.

TRAILER:

FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil: Aliados
Título Original: Allied
Ano Lançamento: 2016
Gênero: Drama / Romance / Suspense
País de Origem: Reino Unido / EUA
Duração: 124 minutos
Direção: Robert Zemeckis
Estreia no Brasil: 16/02/2017
Estúdio/Distribuidora: Paramount Pictures
Elenco: Brad Pitt, Marion Cotillard, August Diehl, Lizzy Caplan, Jared Harris, Marion Bailey, Josh Dylan, Anton Lesser, Thierry Frémont e Vincent Latorre.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Categoria: Detalhando, Drama, Em Cartaz, Guerra, Resenhas de Filmes, Silvano Vianna

Sobre o autor ()

Um dos fundadores do Cinema Detalhado, sou psicólogo de formação e cinéfilo por opção. Assisto a qualquer tipo de filme, mas sou muito mais criterioso para recomenda-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *