wholesale nfl jerseys
authentic cheap nfl jerseys

[Resenha/Crítica]: Elis – Crítica 2

elis-1

Elis era uma cantora maravilhosa, mas o seu filme…

As cinebiografias, não só as brasileiras, tendem a querer fazer uma cópia do retratado, mas se olharmos para o trabalho de ator, quase todos se deram muito bem no que apresentaram. Joaquin Phoenix (Homem Irracional) e Reese Witherspoon (Amor Bandido) viveram os cantores Johnny Cash e June Carter. Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite) já foi Edith Piaff. Val Kilmer (Virgínia) virou Jim Morrison. Jammie Foxx (Código de Conduta) se figurou na pele de Ray Charles. Daniel de Oliveira (Boca) viveu o roqueiro Cazuza. Babu Santana encarnou Tim Maia. Tiago Mendonça virou Renato Russo. Júlio Andrade (Sob Pressão) viveu Gonzaguinha. O comum entre os atores é que desempenharam perfeitamente seus papéis. Alguns atores já pareciam com os retratados, outros mudaram drasticamente, que o diga Marion Cottillard. Parecer ou se transformar em uma pessoa é bacana, mas não é o principal nesse tipo de trabalho. A veracidade é o mais importante. O ser igual em tudo fica chato, pois vira uma cópia daquilo que ele não é, mas, em todo caso, precisamos acreditar no que estamos vendo. Agora temos Andréia Horta vivendo Elis Regina. Elis, que está em qualquer lista de melhor cantora brasileira de todos os tempos. Ela que sentia a música e parecia que entrava em erupção quando cantava. A cantora que é quase unanimidade. Ela que tinha um timbre de voz invejável e uma grande presença de palco. Ela que teve grandes parcerias musicais, de Milton Nascimento a Belchior, de Rita Lee a Gilberto Gil, de Renato Teixeira a João Bosco, de Jair Rodrigues a Tom Jobim. Todos a reverenciavam. Elis foi casada com Ronaldo Bôscoli e César Camargo Mariano e teve três filhos, sua vida foi intensa, morreu muito jovem, aos 36 anos de idade. Ela é a cantora que fez a diferença na cultura musical do Brasil. Já o filme que retrata a sua vida não foi tão feliz.

elis2Andréia Horta entra para o rol das atrizes muito parecidas com a retratada, ela é cara da Elis Regina, e com a caracterização ficou mais parecida ainda. Horta é sorriso e gesto de Elis, como boa atriz que é, acreditamos em sua persona. Sentimos que Elis está (quase) ali. Mas falta um pouco mais de “alma e luz” de Elis para Horta. Bateu na trave. E o filme vai batendo cada vez mais na trave, não conseguindo chegar a um denominador comum, ele é vacilante na maioria das vezes. As situações acontecem rápidas e não temos chance de experimentar as descobertas e as reviravoltas da personagem. O cantor Milton Nascimento, que compunha músicas pensando em Elis cantá-la, é apenas citado. Que lástima! Nas partes musicais, temos dois problemas, o primeiro é a dublagem. Andréia Horta dubla perfeitamente Elis, parece ter o mesmo fôlego e a mesma respiração, mas não combina, vemos que é dublagem, soa falso, é estranho. E o segundo problema, na maioria dessas mesmas músicas são inseridas outras partes do filme, quase como um clip de acontecimentos de sua vida, não queria perder tempo com as músicas ou queria aproveitá-las demais, não foi legal, não foi delicado. Tem-se mudança na narrativa de forma abrupta, que não agrega nenhum valor, por exemplo, quando Elis está sendo “vigiada” pelo exército e chega em casa, nesse momento temos música e movimentos de câmera de suspense, destoando do restante do filme. Bem grotesco. O elenco está bem. Destacam-se o ótimo Júlio Andrade como Lennie Dale; Ícaro Silva (O Inventor de Sonhos), como um espevitado Jair Rodrigues; Gustavo Machado (Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios), como Ronaldo Bôscoli; Caco Ciocler (Um Namorado Para Minha Mulher), muito bem em cena, faz suavemente o instrumentista César Camargo Mariano e Bruce Gomlevsky como Henfil, em pequena e emocional participação.

Elis, o filme, poderia ter sido visceral, mas só fica no morno, sem nenhum frescor de novidade. Talvez por ser fragmentado e pontuado demais não consiga chegar a muitos lugares. Parece que vai engrenar, porém não há desenvolvimento suficiente para tal proeza. Da Elis desconhecida à Elis famosa não conseguimos criar um vínculo, acompanhar, pois é tudo sem vigor, desestruturado, engessado, quase como esquetes. Cadê a droga, cadê a bebida, cadê a Elis da danação? Tá tudo romantizado. E ainda tem um final urgente, feio e digno de programa sensacionalista que estamos acostumados a ver na tv. Elis era muito maior que isso e merecia mais. Prefiro ficar com os cd’s.

Nota do CD:

[Rating: 2/5]

Sinopse:Longa-metragem de ficção baseado na vida da cantora Elis Regina, considerada a maior cantora do Brasil. O filme acompanha Elis desde sua chegada ao Rio de Janeiro, aos 19 anos, até sua morte trágica e precoce.

Trailer do Filme:

 Ficha Técnica:
Gênero: Biografia
Direção: Hugo Prata
Roteiro: Hugo Prata, Luiz Bolognesi, Vera Egito
Elenco: Andréia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado, Júlio Andrade, Lúcio Mauro Filho, Zecarlos Machado
Fotografia: Adrian Teijido
Montador: Tiago Feliciano
Duração: 110 min.
Ano: 2016
País: Brasil
Cor: Colorido
Estreia: 24/11/2016 (Brasil)
Distribuidora: Downtown Filmes
Estúdio: Bravura Cinematográfica

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categoria: Detalhando, Drama, Em Cartaz, Estreias da Semana, Nacional, Resenhas de Filmes, Vavá Pereira

Sobre o autor ()

Um publicitário que ama os filmes desde que nasceu. De Closer a O Senhor dos Anéis, de Uma Linda Mulher a O Poderoso Chefão. Sim, eu amo Julia Roberts! Gosto de quem gosta dos filmes que gosto, mas gosto mais ainda de quem não gosta, pois uma boa discussão não faz mal a ninguém.

Comentários (1)

Trackback URL | Comentários de RSS Feed

  1. paola gonzalez disse:

    concordo totalmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

When Referring To People Think Get Good Quality Nfl Jerseys
How To Preserve Your Valuable Football Cards Collection
Mavs' Bench Brigade Happens Short In Game 1
Bicycling Safety And Clothing Tips
Three Cool Baseball Gears That Require Have
Sports Party Ideas - Have A Ball That Party Theme
Mlb Jerseys: Buy In Front Of The Next Season
Why You Need Collect Hockey Jerseys
The House Of Perfect Sports Bags That Fulfill All Needs
Where Discover Discount Sports Gear
cheap jerseys
wholesale jerseys
cheap nfl jerseys
wholesale jerseys
cheap nba jerseys
wholesale nba jerseys
nba jerseys cheap
cheap jerseys