wholesale nfl jerseys
authentic cheap nfl jerseys

[Resenha/Crítica]: Aquarius

260x365_1470170198

“Hoje, Trago em meu corpo as marcas do meu tempo”…  O trecho da música “Hoje”, interpretada por Taiguara, é a primeira coisa que Kleber Mendonça Filho (Também diretor do aclamado O Som Ao Redor), deseja que seu espectador escute. A sabedoria da utilização da trilha sonora, por sinal, é um dos pontos mais fortes de Aquarius, pois o diretor joga em cena músicas marcantes da história brasileira e utiliza-se de suas estrofes para transmitir os sentimentos e pensamentos dos personagens. Por exemplo, é impossível não ler a estrofe citada acima e não remeter a protagonista Clara, uma sexagenária, jornalista e crítica de música, aposentada, que trava uma luta constante contra a construtora Bonfim, que tenta a todo custo comprar o seu apartamento no Edifício Aquarius, localizado na praia de Boa Viagem, no Recife. A empresa já obteve êxito na compra de todos os apartamentos, porém não consegue iniciar a construção de um novo e moderno prédio, por conta do entrave com Clara, que não abre mão de sua morada.

Aquarius não demonstra pressa na apresentação e desenvolvimento de sua protagonista. O roteiro faz questão de voltar no tempo para mostrar o aniversário de uma tia, cujo a personalidade lhe influencia no futuro ou até mesmo para retratar o momento da luta contra o câncer de mama, cuja a retirada de um dos seios é uma das marcas que carrega consigo. No presente, somos apresentados a seus gostos peculiares, por ainda ouvir vinil, admirar as músicas de seu tempo e manter uma rotina pacata de dar um mergulho na praia, conversar com o salva-vidas, considerar sua empregada doméstica uma amiga, ao ponto de estar presente em sua festa de aniversário e sua teimosia para manter o estilo de vida que escolheu para si, na casa em que cresceu e que criou seus filhos, independente de qualquer proposta financeira. Dinheiro para ela não é problema e nem mesmo ambição.

É na rotina de Clara que enxergamos diversas críticas sociais. Em Aquarius, todas são inseridas com extrema simplicidade e por se tratarem de situações tão rotineiras na vida do espectador, algumas terminam passando despercebidas ou não causando tanto impacto na hora, porém um pouquinho de reflexão basta para o entendimento do quanto elas são fortes e interessantes. Alguns exemplos: Mídia despreparada, que coleta, de entrevistas, apenas frases desconexas para atrair polêmica e público, o nepotismo, oferecendo aos parentes e familiares posições de destaque dentro das organizações, mesmo sem capacidade ou merecimento e, até mesmo, a relação entre pais e filhos, que apesar de todo amor e reconhecimento, também gira em torno de interesses próprios e financeiros.

Muitas outras são apresentadas, como os efeitos da separação na rotina da vida de um bebê, a dificuldade de um filho gay em inserir o seu namorado no ambiente familiar, as novas relações iniciadas através de redes sociais, mas nenhuma delas é mais interessante do que a guerra particular travada com a construtora, que visa a demolição do Edifico Aquarius. Os diálogos entre Diego, o jovem que é responsável pela construção do novo prédio, e de Clara são muito interessantes. Como ela diz: “Você faz o tipo Passivo agressivo”. O jovem quer a todo custo obter sucesso, estudou no exterior, se considera preparado para assumir um grande negócio e não aceita estar prejudicado por conta uma idosa, que não quer sair, do que ele considera ser, um edifício fantasma. Apesar de soar amigo e soar educado, Diego faz questão de complicar a vida de Clara e promove situações para lhe irritar, para lhe vencer pelo cansaço, porém a teimosia dela cria um ambiente de tensão, que se arrasta ao longo da produção e ganha contornos espetaculares em seu desfecho.

Aliás, ponto para a dupla de atores. Humberto Carrão entrega uma atuação majestosa, sendo cínico,  mau caráter e ao mesmo tempo educado. Sendo agressivo, sem parecer em alguns momentos e se fazendo de sonso sempre que preciso. Os olhos do ator no embate final é digno de aplausos. Um leve olhar para o outro lado da mesa de negociões e percebe-se a fúria de quem deseja abraçar o mundo. Sônia Braga está impecável! Cada detalhe da face enriquece sua, dificílima, personagem. A atriz consegue ser sensual, segura, vibrante e marcante em todas as cenas. A entrega dela é algo que nos faz amar o cinema. Vemos uma atriz focada, obstinada, mesmo depois de uma carreira já consolidada. Os traumas, os pensamentos são todos muito bem transmitidos, o espectador se conecta com ela, e mesmo com toda a teimosia, entende seus motivos e reflete sobre como se portaria se estivesse na mesma situação. Uma pena não ter sido premiada em Cannes.

A verdade é que, antes mesmo de chegar no Brasil, Aquarius1463498064_139719_1463498423_noticia_normaldeu o que falar. Primeiro por ter sido selecionado entre 21 longas que disputariam a Palma de Ouro no Festival de Cannes, algo que não ocorria com um filme 100% brasileiro desde 2008, quando Linha de Passe também conseguiu esse feito.  E segundo por todo o envolvimento político dos realizadores, que aproveitaram o tapete vermelho do evento para uma manifestação contra o processo de Impeachment que ocorria, e ainda está em andamento, no Brasil. Outra polêmica é o fato do filme ter obtido, desnecessariamente, a classificação indicativa de 18 anos, algo que está sendo visto, pelos realizadores, como uma retaliação ao protesto feito na França. Kleber Mendonça Filho chegou a se pronunciar sobre o assunto e disse que tudo isso só está servindo para aumentar o marketing em torno da película.

Outra verdade é que, não é muito difícil, associar Aquarius como uma grande metáfora do Brasil. Corrupto, impulsivo e tratando a tudo e a todos como descartáveis. Incrível a crítica do cineasta Kleber Mendonça Filho, que dirige sua obra com cuidado minucioso, investindo nos detalhes e na situações rotineiras. Temos um grande nome para observar e que a cada ano que passa se consolida ainda mais como representante brasileiro mundo afora. Impossível não sair da sessão feliz por saber que nosso país é capaz de uma película tão incrível. Temo que, as mais de duas horas de duração, afaste o público e lhes digo que o tempo passa voando.

Nota do CD:
[Rating: 5/5]

Sinopse:
Clara (Sonia Braga) vive sozinha num apartamento à beira-mar do prédio Aquarius. Ela já tem uma vida estabilizada como crítica de música e como mãe de três filhos. Clara se recuperou de um câncer e o que ninguém sabe é que ela tem o poder de viajar no tempo.

Trailer do Filme:

Ficha Técnica:
Título Original: Aquarius
Título Brasil: Aquarius
Gênero: Drama
Direção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Buda Lira, Carla Ribas, Daniel Porpino, Fernando Teixeira, Humberto Carrão, Irandhir Santos, Julia Bernat, Maeve Jinkings, Paula De Renor, Pedro Queiroz, Rubens Santos, Sonia Braga, Thaia Perez
Produção: Emilie Lesclaux, Michel Merkt, Saïd Ben Saïd
Fotografia: Fabrício Tadeu, Pedro Sotero
Duração: 142 min.
Ano: 2016
País: Brasil / França
Cor: Colorido
Estreia: 01/09/2016 (Brasil)
Distribuidora: Vitrine Filmes
Estúdio: Cinemascópio Produções / SBS Productions

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Categoria: Detalhando, Drama, Em Cartaz, Resenhas de Filmes, Tiago Britto

Sobre o autor ()

Comentários (1)

Trackback URL | Comentários de RSS Feed

  1. Paulo disse:

    FILME COM ORÇAMENTO DE 3,4 MILHÕES FINANCIADO PELO BNDES E POR IMPOSTO DE EMPRESAS QUE AO INVÉS DE REPASSAREM À UNIÃO REPASSAM AO FILME. OU SEJA, VOCÊ QUE BANCOU O FILME. AGORA TE PERGUNTO, UM FILME RODADO EM LOCAÇÕES TÃO POBRES E ATORES DECADENTES CUSTAR 3,4 MILHÕES? NÃO É ATOA QUE PROTESTAM CONTRA O GOVERNO AUSTERO DE TEMER QUE TENTA TIRAR O PAÍS DO BURACO CAUSADO PELO PT…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create Unique Personal Custom Football Jerseys
Bicycling Safety And Clothing Tips
Saint Charles County Amateur Sports Hall Of Fame
Kid's Room Decorating Ideas: Design Concepts For Sports Wall Stickers
Kid's Room Decorating Ideas: Design Concepts For Sports Wall Stickers
Sports Party Ideas- Possess A Ball The Following Party Theme
Buying Cheap Nike Nfl Jerseys
The Good Reputation The Atlanta Hawks And Boston Celtics Jerseys
Teach You How To Avoid Buy Bad Cycling Jerseys
Why Individuals Are Crazy About Nfl Body Art?
cheap jerseys
wholesale jerseys
cheap nfl jerseys
wholesale jerseys
cheap nba jerseys
wholesale nba jerseys
nba jerseys cheap
cheap jerseys