wholesale nfl jerseys
authentic cheap nfl jerseys

Resenha de livro: Estrela Solitária

livro_garrincha

Se me perguntassem: “Quem jogou mais Pelé ou Garrincha?” – Minha resposta seria óbvia: – Pelé; entretanto……se a questão fosse: “Quem fez mais o futebol se transformar em arte, alegria e paixão? – Minha resposta seria outra: – “Garrincha”

Como um apaixonado por futebol tenho a tristeza de não ter visto Garrincha em campo. Só tive acesso aos vídeos históricos e pelo pouco que vi me encantei pelo estilo moleque, irreverente, irresponsável e ao mesmo tempo vencedor de Mané (apelido do jogador) em campo.

Sua biografia “Estrela Solitária – Um brasileiro chamado Garrincha”, escrita pelo sempre competente Ruy Castro foi recheada de problemas judiciais, críticas e confusão. Porém, eu como leitor e fã do ex-jogador da seleção brasileira só posso elogiar a obra.

Enaltecer pela coragem do autor de não ficar preso apenas aos bons momentos do ex-parceiro de Pelé. Esta obra de Ruy Castro, que fez mais de 500 entrevistas com 170 pessoas, simplesmente emociona por conhecermos a vida de um dos personagens mais queridos da história do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, um ser humano cheio de problemas que foi derrotado pelo álcool

O jogador Garrincha fez o mundo brincar, rir e vencer dentro das quatro linhas. Agora ele fará você chorar ao terminar de ler “Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha”. A obra narra, detalhadamente, a história de um semideus adorado por uma companheira e por um povo, mas que acabou destruído por um inimigo implacável. Uma leitura tão saborosa e impactante que podemos terminar a obra no tempo de uma partida de futebol.

É uma biografia cheia de revelações, contentamentos e muita dor. Obrigatória para os brasileiros de hoje, que só conhecem o seu mito; saborosa para os saudosistas que lembraram que com Pelé e Garrincha em campo o Brasil não perdeu um único jogo. Não importa se você aprecia ou não o esporte mais popular do Brasil. Se o seu coração tiver alma, emoção e sentimento….conheça a história do cidadão mais famoso da pequena e gigante cidade de Pau Grande.

Somente um gênio como Carlos Drummond de Andrade poderia definir, poeticamente Mané:

Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.

Categoria: Box-Colunas, Livraria Detalhada, Renato Alves

Sobre o autor ()

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Playing Basketball Is Popular In China More Than Playing Football
Create Individual Custom Football Jerseys
Nfl Jerseys From China: Jerseys That Are Great For To Your Budget
Kids Jersey Right Choice May Possibly Improvements Inside Of The Game
The Perfect Gift To Order Sports Activities Fanatic
All About Nfl Merchandise Jerseys
Cheap Nfl Jerseys Only Exist In China
Suggestions For A Football Fan To Decorate Football-Themed Room
Relationship Between Coach And Mlb Players Is Very Important
Buy Nfl Jerseys Will Be The Craziest Strategy Support Nfl
cheap jerseys
wholesale jerseys
cheap nfl jerseys
wholesale jerseys
cheap nba jerseys
wholesale nba jerseys
nba jerseys cheap
cheap jerseys