cheap jerseys| wholesale jerseys| Cheap Jerseys Hot Sale For World Cup| Cheap NFL Jerseys Supply, Wholesale Jerseys China Free Shippi| Cheap authentic jerseys,Wholesale jerseys Quality Cheap Jerseys| Cheap China Jerseys From China Wholesale NFL Jerseys Free Shipping| Wholesale NFL Nike Jerseys Free Shipping For Sale Cheap | cheap jerseys from china:wholesale jerseys free shipping| Cheap China Jerseys From China Wholesale NFL Jerseys Free Shipping| NFL Jerseys China: Authentic Quality Cheap Jerseys

Especial Howard Hawks: O Caminho para a Glória (The Road to Glory/1936)

Nesta segunda incursão na filmografia desse importante cineasta, comprovei que experimentar um Howard Hawks em principio de carreira, se afirmando para o cinema falado, é constatar a construção de certos nuances ou mesmo clichês para alguns gêneros. O Caminho para Glória esta ambientado na primeira guerra mundial, mas não é necessariamente um filme de guerra, digamos que é um filme sobre histórias da guerra.
Logo percebemos essa escolha (não sei se intencional ou para diminuir orçamento), onde com dois focos narrativos principais, Hawks explicita o enfoque passional que pretende trazer a obra. Fazendo assim um filme menor que flerta bastante com o sentimental, trazendo a tona, em vários momentos, a emoção dos personagens. Ainda em um tom deveras teatral, é verdade, mas não tinha como ser diferente, até porque boa parte dos atores que faziam cinema naquela época era egressa do teatro.
Uma das narrativas do filme acompanha o envolvimento romântico de Monique LaCoste (a bela June Lang), enfermeira voluntária, com dois oficiais franceses (Fredric March e Warner Baxter), o que não tarda a criar um triangulo amoroso. A outra vertente faz uma digressão sobre o relacionamento de um desses oficiais com seu pai (Lionel Barrymore sensacional), que vem a ser um velho e teimoso soldado. Um senhor decidido a qualquer custo de participar da guerra nos campos de batalha, mesmo que para isso tenha que enganar o filho do comandante.
Nota-se em O Caminho para a Glória que o aclamado talento para narrativa de Hawks é cativante e envolvente. Assim como no seminal Scarface – A Vergonha de uma Nação, o diretor deixa o espectador intimo dos protagonistas, apegados aos seus dramas. Os diálogos mordazes são eficientes, estruturando e pontuando o contexto com muita qualidade. Com sua trama entrecortada, congruindo em um climático epílogo, pode-se ainda dizer que é um tanto modernosa. Digo isso, porque é nítido, que mesmo décadas depois, o cinema continua sendo feito da mesma maneira e apostando em características semelhantes.
Apreciando O Caminho para a Glória, notamos sem esforço que estamos diante de uma construção cinematográfica de um realizador talentoso. Mesmo que ainda em vias de ser reconhecido. Em seus competentes cenários, Hawks poderia ocupar boa parte do filme, mas de forma ousada, o diretor não o faz, deixando apenas para o epílogo as seqüências de ação nos campos de batalha. Mais interessante que mesmo nessa parte final, existe uma preocupação em inserir dramaticidade, não fazendo apenas um desfile dos bons efeitos visuais.
O Caminho para a Glória não é aquela obra-prima do cinema clássico americano, mas ainda assim é um filme extremamente empolgante de Howard Hawks. Tem suas cenas marcantes e bons momentos, assim como também tem pequenos problemas. Porém, definitivamente ganha o espectador com seus 20 minutos finais, que além de tensos, são emocionantes. Um filme que pode ser visto como um bom aperitivo para os seus trabalhos principais.

Categoria: Artigos Especiais, Celo Silva, Especial, Especial Howard Hanks, Muito Bom, Resenhas de Filmes

Sobre o autor ()

Comentários (2)

Trackback URL | Comentários de RSS Feed

  1. Parabéns pelo blog! O colocamos em nosso blog roll! Abraços!

  2. Bom Dia Ricardo,

    Vim agradecê-lo pela visita e contribuição ao ‘O Teatro Da Vida’.

    Volte sempre!

    Abraços,

    Jonathan Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scoring With Sports Fundraising
Sports Memorabilia For Football And Baseball Fans
Ideas For Party Theme - 4 Quick Party Themes
Super Bowl Party Recipe Favorites For Manyof Ages
Final Tcu Football Game At Amon G. Carter Stadium Particular To Be Special
Tour De France Jerseys
Create Personal Custom Football Jerseys
Nfl Gifts - Novice Is The Gifting Idea For Nfl Fans
Perfect Holiday Gifts For Your Sports Nut
College Football Stadiums: California Trojans - Los Angeles Coliseum
Guidelines For Distinguishing Genuine Nhl Jerseys
cheap jerseys
wholesale jerseys
cheap nfl jerseys
wholesale jerseys
cheap nba jerseys
wholesale nba jerseys
nba jerseys cheap
cheap jerseys