História do site

Tudo começou quando Tiago Britto percebeu uma oportunidade interessante de começar um site sobre cinema. A ideia surgiu pelo fato de seus amigos começarem a lhe ligar para perguntar sobre sua opinião a respeito dos filmes que estavam em cartaz. Unindo o útil ao agradável, ele resolveu se afastar de seu antigo projeto, sobre futebol, e inaugurar o Cinema Detalhado, que começava uma semana antes do Oscar de 2010 e surgia em um grande momento para fazer sucesso.

Silvano Vianna, que também fazia parte do blog de futebol, se interessou em participar do projeto e por alguns meses tomou, junto com Tiago, conta de todas as postagens do site, que se limitavam a uma crítica por dia. Pensando em expandir, Silvano sugeriu que uma coluna sobre trilhas sonoras fosse criada. Este seria um diferencial da plataforma, por ser um assunto pouco comentado na blogosfera. Zé Felipe, colega de Silvano, foi convidado a participar e se tornou mais um membro da Equipe Cinema Detalhado.

O trio tomou conta da plataforma por mais de um ano e ela foi considerada, pelo prêmio Top Blog, um dos melhores sites de entretenimento do país. Além disso, algumas empresas de Salvador também surgiram como parceiras e entre elas a maior locadora local, Vídeo Hobby. Diante deste crescimento, o grupo tomou como objetivo aumentar o nicho de mercado atingido e passou a pensar em convidar membros de outros estados para fazerem parte da equipe, que até então só contava com soteropolitanos. Primeiro foi convidado o paulista Renato Alves, que era um seguidor assíduo do site, e que iria assumir uma coluna quinzenal sobre livros. O outro convidado foi o carioca Celo Silva, que começou sendo responsável por uma coluna quinzenal sobre seriados, mas que o bom convívio e extremo talento fez com que se tornasse um colunista sobre filmes e temas livres.

Nos seis meses seguintes, o site promovia muita informação e bom conteúdo, o que lhe permitiu crescer ainda mais e ganhar destaque no âmbito nacional. Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Top Blog lhe colou entre os cem melhores do país. Essa nova conquista atraiu a atenção da Saraiva Conteúdo, que convidou um dos membros para falar sobre a disputa do Oscar de 2012. A essa altura, os acessos já passavam da casa do milhão e com eles mais empresas passaram a procurar os responsáveis para entrevistas, palestras, artigos, coberturas e divulgações.

A necessidade de aumentar o volume de informações estava novamente solicitando a entrada de mais membros na equipe e foi neste momento que Erasmo Penteado passou a ser colunista ativo do site. Em janeiro de 2013 um convite interessante surgiu e o Cinema Detalhado foi responsável pela cobertura do Oscar para a Livraria Saraiva, entretendo mais de 100 mil pessoas em uma noite repleta de emoções.

A coluna seriado estava órfã desde que  Celo Silva passou a ser colunista de filmes no site. Iuri Lantyer ingressou e tomou conta da coluna com bons comentários, que podem ser visto a cada quinze dias. Iuri é colega de infância de Tiago e ingressar no site permitiu a reaproximação de amigos, que estavam distantes. Esse também é um dos pontos de orgulho do Cinema Detalhado. A capacidade de proporcionar novas e velhas amizades por todo o país. Junto com ele, foi convidado Raimundo Neto, mais um leitor assíduo, que ganhou a oportunidade de ingressar no time e escrever as melhores notícias sobre o universo cinematográfico. Raimundo também passou  a ser responsável pelas colunas Veja e Reveja e Curta no Domingo, que interage com o público nos finais de semana.

Pouco tempo depois se enxergou a necessidade de uma mulher na equipe e Ticiana Araújo foi convidada para assumir uma coluna especial sobre filmes indicados ao Oscar, porém suas atividades logo aumentaram e ela passou a ser responsável pelos comentários sobre maquiagem em filmes e sobre musicais de sucesso. Fechando a formação atual Ravel Lima foi convidado para tomar conta do visual do site e trabalha nas imagens utilizadas nas promoções e nas logomarcas das colunas especiais do site. Além disso, ele desenvolve a coluna Detalhando, que detalha e comenta as expectativas das produções que estão para entrar em cartaz no cinema.

Assim segue o Cinema Detalhado. Um site empenhado em se tornar referência de cinema na internet e que não está medindo esforços para isso. Trabalhos e parcerias interessantes serão comentados na parte de Imprensa e Conquistas. Aproveite e passe por lá!